Pular para o conteúdo principal

Atividades Complementares Arte - Reflexões Pedagógicas 2020






PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE
ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
EQUIPE ARTE - GERÊNCIA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO


ATENÇÃO: As atividades por aqui propostas deverão ser  respondidas pelos que fizeram inscrição na plataforma EVEN3 e serão enviadas por meio de formulário  por e-mail para cada participante.  As questões dialogam diretamente com o referencial de Arte e atinge todas as linguagens de formação. Para responder as questões é necessário leitura prévia da BNCC, textos introdutórios do Referencial Curricular de Arte REME e o texto em anexo. Somente poderá receber certificação o participante que fez a inscrição por e-mail. O envio do e-mail  com formulário será feito dia 13/08/2020. Portanto professores, o prazo para responder via formulário inicia somente dia 13 de agosto, vocês podem formular a resposta até lá  e enviar somente depois de receber o formulário por e-mail.         

Atividades complementares: Reflexões Pedagógicas - Agosto 2020

Arte no contexto do Referencial Curricular da Reme: caminhos para sua efetivação em tempos pandêmicos

Ministrantes:
Profª Me. Ana Lúcia Serrou
Profº Dr. Matheus Vinícius de Sousa Fernandes

(RESPONDER SOMENTE NO FORMULÁRIO  POR EMAIL - para responder a questão 1 é necessária leitura ao texto complementar Revelações do Corpo: Estesia x conhecimento de Gisa Picosque, com link abaixo)

A estesia, uma das seis dimensões do conhecimento em Arte propostas na BNCC e articulada no currículo da REME em todas as linguagens corresponde “como uma poética da dimensão do sensível do corpo que suscita em absoluta singularidade uma experiência sensível com objetos, lugares, condições de existência... gerando novas possibilidades de pensar e mover o corpo...” (PICOSQUE:  2012, n/p). Com base na afirmação da autora é possível localizar a estética como estesia, sendo assim, perceber o mundo exterior por meio dos sentidos, corporalmente, sem propor a separação (dicotomia) entre mente e o corpo.

Parte 1 - Texto base para leitura 
Link para acessar o texto: 

Proposta de atividade:
Questão 1 - A partir da análise ao texto da autora e aos seus planejamentos de aula  nesse período remoto, é possível estabelecer relação com a estesia no processo de ensino e aprendizagem proposto em tempos de pandemia (É possível pensar a estesia em seu projeto de aula e em seu plano anual, direta ou indiretamente)? Você consegue perceber a dimensão do conhecimento estesia em suas aulas?

------------------------------------------------------------------------------------------
Parte 2
(RESPONDER SOMENTE NO FORMULÁRIO  POR EMAIL - para responder a questão 2 é necessário leitura aos textos introdutórios do Referencial Curricular  de Arte e da BNCC Arte)

Tendo como base as discussões elaboradas durante o percurso da formação nos últimos anos e pensando nas especificidades da Arte, é importante salientar as seis dimensões do conhecimento na área, que constam na Base Nacional Comum Curricular, e também no Referencial Curricular da REME.
 As seis dimensões do conhecimento, segundo a própria Base deverão ser articuladas de modo não fragmentado no processo de ensino e aprendizagem em Arte, onde se lê:
A BNCC propõe que a abordagem das linguagens articule seis dimensões do conhecimento que, de forma indissociável e simultânea, caracterizam a singularidade da experiência artística. Tais dimensões perpassam os conhecimentos das Artes visuais, da Dança, da Música e do Teatro e as aprendizagens dos alunos em cada contexto social e cultural. Não se trata de eixos temáticos ou categorias, mas de linhas maleáveis que se interpenetram, constituindo a especificidade da construção do conhecimento em Arte na escola. Não há nenhuma hierarquia entre essas dimensões, tampouco uma ordem para se trabalhar com cada uma no campo pedagógico. As dimensões são:
Criação: refere-se ao fazer artístico, quando os sujeitos criam, produzem e constroem. Trata-se de uma atitude intencional e investigativa que confere materialidade estética a sentimentos, ideias, desejos e representações em processos, acontecimentos e produções artísticas individuais ou coletivas. Essa dimensão trata do apreender o que está em jogo durante o fazer artístico, processo permeado por tomadas de decisão, entraves, desafios, conflitos, negociações e inquietações.
Crítica: refere-se às impressões que impulsionam os sujeitos em direção a novas compreensões do espaço em que vivem, com base no estabelecimento de relações, por meio do estudo e da pesquisa, entre as diversas experiências e manifestações artísticas e culturais vividas e conhecidas. Essa dimensão articula ação e pensamento propositivos, envolvendo aspectos estéticos, políticos, históricos, filosóficos, sociais, econômicos e culturais.
Estesia: refere-se à experiência sensível dos sujeitos em relação ao espaço, ao tempo, ao som, à ação, às imagens, ao próprio corpo e aos diferentes materiais. Essa dimensão articula a sensibilidade e a percepção, tomadas como forma de conhecer a si mesmo, o outro e o mundo. Nela, o corpo em sua totalidade (emoção, percepção, intuição, sensibilidade e intelecto) é o protagonista da experiência.
Expressão: refere-se às possibilidades de exteriorizar e manifestar as criações subjetivas por meio de procedimentos artísticos, tanto em âmbito individual quanto coletivo. Essa dimensão emerge da experiência artística com os elementos constitutivos de cada linguagem, dos seus vocabulários específicos e das suas materialidades.
Fruição: refere-se ao deleite, ao prazer, ao estranhamento e à abertura para se sensibilizar durante a participação em práticas artísticas e culturais. Essa dimensão implica disponibilidade dos sujeitos para a relação continuada com produções artísticas e culturais oriundas das mais diversas épocas, lugares e grupos sociais. 
• Reflexão: refere-se ao processo de construir argumentos e ponderações sobre as fruições, as experiências e os processos criativos, artísticos e culturais. É a atitude de perceber, analisar e interpretar as manifestações artísticas e culturais, seja como criador, seja como leitor.  (BRASIL: 2019, p. 191 – 192).
(Responda no formulário que será enviado por e-mail): 

Proposta de atividade:
Questão 2 - (escolha para análise um de seus planejamentos já entregues à equipe pedagógica de sua respectiva escola).  Em análise ao seu planejamento de aula em período remoto e demais atividades conjuntas colocadas em prática (como o caderno de atividades e usos de plataformas diversas), responda.
Você consegue estabelecer diálogo direto com as seis dimensões do conhecimento de modo direto ou indiretamente em seu próprio planejamento das aulas?
Como você enxerga as seis dimensões do conhecimento em Arte (analisando o seu plano de aula concreto já elaborado no período de aulas remotas)?
Como, em caso de não articulação das seis dimensões - no seu plano de aula - você reorientaria o planejamento para articulá-las? 


REFERÊNCIAS
PICOSQUE, Gina. Mediação cultural para professores andarilhos na cultura. São Paulo: Intermeios, 2012. Replicado e Disponível em: 
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Proposta preliminar, 3ª. Brasília: MEC, 2019.

AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES 

As perguntas abertas permitem liberdade ilimitada de resposta e  poderá ser utilizada linguagem própria do respondente. Entretanto é necessário observar os seguintes critérios: 
  • As respostas são individuais, não podendo ser realizada em dupla, trio ou em grupos.
  • Não perder de foco o objeto de estudo: A Arte e as suas dimensões e o Referencial Curricular de Arte na Reme
  • Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações,  opiniões e argumentos  de autoria própria.
  • Analisar e argumentar de forma pessoal a respeito das relações que ocorrem a partir do texto proposto.
  • Articular a ideia pessoal com base no  tema abordado com coerência e correspondência.
  • Não  violar o Direito de Autoral, será considerado  plágio caso seja utilizado o texto original, reproduzido exatamente como aparece no livro ou da Internet, ideias, conceitos ou frases de outro autor (que as formulou e as publicou), sem lhe dar o devido crédito, sem citá-lo como fonte de pesquisa.    
Obs: em caso de inadequação quanto aos critérios supracitados, a atividade será reenviada e terá que ser refeita pelo professor(a). O prazo para o reenvio da atividade pelo professor(a) será de três dias úteis. 

Comentários

  1. Ser alguém dá trabalho! Tenho um corpo e de alguma forma ele se coloca no espaço! Temos um corpo mídia onde criamos diferentes aparatos como pinturas corpirais, roupas e adereços para ampliar a capacidade comunicstiva do corpo.

    ResponderExcluir
  2. Somos preparados biologicamente para sermis sensíveis.

    ResponderExcluir
  3. 13 de agosto 2020. Não esta sendo fácil, pois eu como professora de arte gosto de estar perto, visualmente em contato com a produção e a participação de cada aluno, para um melhor entendimento da construção do mesmo. É frustante esta distancia.

    ResponderExcluir
  4. Temos que dar ao aluno um ensino com uso de novas tecnologias em arte moderna .

    ResponderExcluir
  5. Em tempos de Pandemia está sendo um desafio para todo. Muitos de nós estavamos acostumados ao contato direto com o aluno e agora com as aulas remotas encontramos dificudades.Arte e o momento a onde professor e aluno expressão seus anceios para fazer uma boa produção artistica e obter bons resultados.

    ResponderExcluir
  6. Acredito que nos tempos atuais e o qual estamos vivendo, temos que dar ao aluno um ensino com uso de vários recursos é a tecnologia é uma delas delas principalmente nas aulas remotas ,mas nada é comparado com aulas presenciais, o contato diretamente com o aluno e trocando experiências de ambas as partes.

    ResponderExcluir
  7. As crianças e jovens devem ser estimulados a não apenas reproduzir as formas artísticas já existentes, mas também a criar as suas próprias obras a partir de sentimentos, ideias e percepções sobre o mundo em que vivem. Outro ponto importante é que as práticas artísticas não sejam limitadas à capacidade de dominar determinados códigos e técnicas. A vivência artística deve ser entendida como uma prática social. “É fundamental que, ao longo dessa vivência, os estudantes possam refletir sobre o modo como afetam e são afetados pelos acontecimentos do mundo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA PARA ARTES VISUAIS

Sugestão de como elaborar um plano de Aula para Artes Visuais. Objetivos: a) Auxiliar os professores de Artes Visuais cerca do planejamento sustentado na articulação de habilidades; b) Minimizar as dificuldades impostas pela mudança do Referencial Curricular; c) Dialogar com os professores atendendo as suas demandas. Plano para o  1º ao 5º  an o, clique em:  https://mail.google.com/mail/u/0/?tab=rm&ogbl#inbox/KtbxLwGnPVGQXWxHcfLXsfRBljHXLPMcwg?projector=1&messagePartId=0.1 Plano para o 6 º ao 9º  an o, clique em:  https://mail.google.com/mail/u/0/?tab=rm&ogbl#inbox/KtbxLwGnPVGQXWxHcfLXsfRBljHXLPMcwg?projector=1&messagePartId=0.2
SUGESTÃO DE PLANO/PLANEJAMENTO DE ARTE

REFERENCIAL CURRICULAR DE ARTE 2020 E REFERENCIAL CURRICULAR EMERGENCIAL DE ARTE 2022

Referencial Curricular de Arte  (Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II) :  Link -  https://gefem-semed.blogspot.com/