PREFEITURA MUNICIPAL
DE CAMPO GRANDE
ESTADO DE MATO GROSSO
DO SUL
SECRETARIA MUNICIPAL
DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE
GESTÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
EQUIPE ARTE - GERÊNCIA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
ATENÇÃO: As atividades por aqui propostas deverão ser respondidas pelos que fizeram inscrição na plataforma EVEN3 e serão enviadas por meio de formulário por e-mail para cada participante. As questões dialogam diretamente com o referencial de Arte e atinge todas as linguagens de formação. Para responder as questões é necessário leitura prévia da BNCC, textos introdutórios do Referencial Curricular de Arte REME e o texto em anexo. Somente poderá receber certificação o participante que fez a inscrição por e-mail. O envio do e-mail com formulário será feito dia 13/08/2020. Portanto professores, o prazo para responder via formulário inicia somente dia 13 de agosto, vocês podem formular a resposta até lá e enviar somente depois de receber o formulário por e-mail.
Atividades complementares: Reflexões Pedagógicas - Agosto 2020
Arte
no contexto do Referencial Curricular da Reme: caminhos para sua efetivação em
tempos pandêmicos
Ministrantes:
Profª Me. Ana Lúcia Serrou
Profº Dr. Matheus Vinícius de Sousa Fernandes
(RESPONDER SOMENTE NO FORMULÁRIO POR EMAIL - para responder a questão 1 é necessária leitura ao texto complementar Revelações do Corpo: Estesia x conhecimento de Gisa Picosque, com link abaixo)
A estesia, uma das seis dimensões do conhecimento em Arte propostas na BNCC e articulada no currículo da REME em todas as linguagens corresponde “como uma poética da dimensão do sensível do corpo que suscita em absoluta singularidade uma experiência sensível com objetos, lugares, condições de existência... gerando novas possibilidades de pensar e mover o corpo...” (PICOSQUE: 2012, n/p). Com base na afirmação da autora é possível localizar a estética como estesia, sendo assim, perceber o mundo exterior por meio dos sentidos, corporalmente, sem propor a separação (dicotomia) entre mente e o corpo.
Parte 1 - Texto base para leitura Link para acessar o texto:
Proposta de atividade:
Questão 1 - A partir da análise ao texto da autora e aos seus planejamentos de aula nesse período remoto, é possível estabelecer relação com a estesia no processo de ensino e aprendizagem proposto em tempos de pandemia (É possível pensar a estesia em seu projeto de aula e em seu plano anual, direta ou indiretamente)? Você consegue perceber a dimensão do conhecimento estesia em suas aulas? ------------------------------------------------------------------------------------------
Parte 2
Tendo como base as discussões
elaboradas durante o percurso da formação nos últimos anos e pensando nas especificidades da Arte, é
importante salientar as seis dimensões do conhecimento na área, que constam na
Base Nacional Comum Curricular, e também no Referencial Curricular da REME.
As seis dimensões do conhecimento,
segundo a própria Base deverão ser articuladas de modo não fragmentado no
processo de ensino e aprendizagem em Arte, onde se lê:
A BNCC propõe que a abordagem das linguagens articule
seis dimensões do conhecimento que, de forma indissociável e simultânea,
caracterizam a singularidade da experiência artística. Tais dimensões perpassam
os conhecimentos das Artes visuais, da Dança, da Música e do Teatro e as
aprendizagens dos alunos em cada contexto social e cultural. Não se trata de
eixos temáticos ou categorias, mas de linhas maleáveis que se interpenetram,
constituindo a especificidade da construção do conhecimento em Arte na escola.
Não há nenhuma hierarquia entre essas dimensões, tampouco uma ordem para se
trabalhar com cada uma no campo pedagógico. As dimensões são:
• Criação: refere-se ao fazer artístico, quando os
sujeitos criam, produzem e constroem. Trata-se de uma atitude intencional e
investigativa que confere materialidade estética a sentimentos, ideias, desejos
e representações em processos, acontecimentos e produções artísticas
individuais ou coletivas. Essa dimensão trata do apreender o que está em jogo
durante o fazer artístico, processo permeado por tomadas de decisão, entraves,
desafios, conflitos, negociações e inquietações.
• Crítica: refere-se às impressões que impulsionam os
sujeitos em direção a novas compreensões do espaço em que vivem, com base no
estabelecimento de relações, por meio do estudo e da pesquisa, entre as
diversas experiências e manifestações artísticas e culturais vividas e
conhecidas. Essa dimensão articula ação e pensamento propositivos, envolvendo
aspectos estéticos, políticos, históricos, filosóficos, sociais, econômicos e culturais.
• Estesia: refere-se à experiência sensível dos
sujeitos em relação ao espaço, ao tempo, ao som, à ação, às imagens, ao próprio
corpo e aos diferentes materiais. Essa dimensão articula a sensibilidade e a
percepção, tomadas como forma de conhecer a si mesmo, o outro e o mundo. Nela,
o corpo em sua totalidade (emoção, percepção, intuição, sensibilidade e
intelecto) é o protagonista da experiência.
• Expressão:
refere-se às possibilidades de exteriorizar e manifestar as criações subjetivas
por meio de procedimentos artísticos, tanto em âmbito individual quanto
coletivo. Essa dimensão emerge da experiência artística com os elementos
constitutivos de cada linguagem, dos seus vocabulários específicos e das suas
materialidades.
• Fruição: refere-se ao deleite, ao prazer, ao
estranhamento e à abertura para se sensibilizar durante a participação em
práticas artísticas e culturais. Essa dimensão implica disponibilidade dos
sujeitos para a relação continuada com produções artísticas e culturais
oriundas das mais diversas épocas, lugares e grupos sociais.
• Reflexão: refere-se ao processo de construir argumentos e ponderações sobre as fruições, as experiências e os processos criativos, artísticos e culturais. É a atitude de perceber, analisar e interpretar as manifestações artísticas e culturais, seja como criador, seja como leitor. (BRASIL: 2019, p. 191 – 192).
(Responda no formulário que será enviado por e-mail):
Proposta de atividade:
Questão 2 - (escolha para análise um de seus planejamentos já entregues à equipe pedagógica de sua respectiva escola). Em análise ao seu planejamento de aula em período remoto e demais atividades conjuntas colocadas em prática (como o caderno de atividades e usos de plataformas diversas), responda. Você consegue estabelecer diálogo direto com as seis dimensões do conhecimento de modo direto ou indiretamente em seu próprio planejamento das aulas? Como você enxerga as seis dimensões do conhecimento em Arte (analisando o seu plano de aula concreto já elaborado no período de aulas remotas)? Como, em caso de não articulação das seis dimensões - no seu plano de aula - você reorientaria o planejamento para articulá-las? REFERÊNCIAS PICOSQUE, Gina. Mediação cultural para professores andarilhos na cultura. São Paulo: Intermeios, 2012. Replicado e Disponível em:
https://percursoformativobncc.org.br/downloads/ai/linguagens/ai_ln_pf1_anexo9_texto-revelacoes.pdf,
acesso em julho de 2020.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular.
Proposta preliminar, 3ª. Brasília: MEC, 2019.
AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES
As perguntas
abertas permitem liberdade ilimitada de resposta e poderá ser utilizada linguagem própria do
respondente. Entretanto é necessário observar os seguintes critérios:
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Sugestão de como elaborar um plano de Aula para Artes Visuais. Objetivos: a) Auxiliar os professores de Artes Visuais cerca do planejamento sustentado na articulação de habilidades; b) Minimizar as dificuldades impostas pela mudança do Referencial Curricular; c) Dialogar com os professores atendendo as suas demandas. Plano para o 1º ao 5º an o, clique em: https://mail.google.com/mail/u/0/?tab=rm&ogbl#inbox/KtbxLwGnPVGQXWxHcfLXsfRBljHXLPMcwg?projector=1&messagePartId=0.1 Plano para o 6 º ao 9º an o, clique em: https://mail.google.com/mail/u/0/?tab=rm&ogbl#inbox/KtbxLwGnPVGQXWxHcfLXsfRBljHXLPMcwg?projector=1&messagePartId=0.2
Ser alguém dá trabalho! Tenho um corpo e de alguma forma ele se coloca no espaço! Temos um corpo mídia onde criamos diferentes aparatos como pinturas corpirais, roupas e adereços para ampliar a capacidade comunicstiva do corpo.
ResponderExcluirSomos preparados biologicamente para sermis sensíveis.
ResponderExcluir13 de agosto 2020. Não esta sendo fácil, pois eu como professora de arte gosto de estar perto, visualmente em contato com a produção e a participação de cada aluno, para um melhor entendimento da construção do mesmo. É frustante esta distancia.
ResponderExcluirTemos que dar ao aluno um ensino com uso de novas tecnologias em arte moderna .
ResponderExcluirEm tempos de Pandemia está sendo um desafio para todo. Muitos de nós estavamos acostumados ao contato direto com o aluno e agora com as aulas remotas encontramos dificudades.Arte e o momento a onde professor e aluno expressão seus anceios para fazer uma boa produção artistica e obter bons resultados.
ResponderExcluirAcredito que nos tempos atuais e o qual estamos vivendo, temos que dar ao aluno um ensino com uso de vários recursos é a tecnologia é uma delas delas principalmente nas aulas remotas ,mas nada é comparado com aulas presenciais, o contato diretamente com o aluno e trocando experiências de ambas as partes.
ResponderExcluirAs crianças e jovens devem ser estimulados a não apenas reproduzir as formas artísticas já existentes, mas também a criar as suas próprias obras a partir de sentimentos, ideias e percepções sobre o mundo em que vivem. Outro ponto importante é que as práticas artísticas não sejam limitadas à capacidade de dominar determinados códigos e técnicas. A vivência artística deve ser entendida como uma prática social. “É fundamental que, ao longo dessa vivência, os estudantes possam refletir sobre o modo como afetam e são afetados pelos acontecimentos do mundo.
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