No Brasil, com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9394/96),[1] a Arte é reconhecida como área de conhecimento, tornando-se obrigatória na educação básica, com o objetivo de possibilitar o desenvolvimento cultural, artístico, crítico, e político dos alunos. O artigo 6º dita que “[a]s Artes Visuais, a Dança, a música e o teatro são linguagens que constituirão o componente curricular que trata o § 2º deste artigo” (BRASIL, 1996), evidenciando as quatro linguagens pertencentes ao componente: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro.
Nesse sentido,
LDBEN (1996) inclui a Arte como componente obrigatório do currículo, garantindo
o respeito às suas áreas específicas. Esse aspecto legaliza as licenciaturas
específicas, que conceitualmente reflete a rejeição pela formação polivalente e
sinaliza para a formação nas linguagens artísticas específicas: Artes Visuais,
Dança, Música e Teatro. Além disso, a
LDB propõe o componente Arte com as quatro linguagens específicas.
Nesse cenário,
é imprescindível a formação acadêmica do professor em uma das linguagens
artísticas: Artes Visuais, Dança, Teatro ou Música (ou na extinta Educação
Artística). Entretanto, isso não significa que o professor deva trabalhar com
as quatro linguagens, mas deve trabalhar em sua linguagem específica.
[1] § 2º O ensino da arte, especialmente em suas
expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório da educação
básica (Lei nº 13.415, de 2017).
O ensino da Arte deixou de ser polivalente e se tornou integrado.
ResponderExcluirSim, ALA (1996) inclui a Arte como componente obrigatório do currículo, garantindo o respeito às suas áreas específicas. Esse aspecto legaliza as licenciaturas específicas, que conceitualmente reflete a rejeição pela formação polivalente e sinaliza para a formação nas linguagens artísticas específicas: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. Além disso, a LDB propõe o componente Arte com as quatro linguagens específicas.
ResponderExcluir13 de agosto 2020. A arte sim é uma disciplina que orienta o aluno a mostrar o seu entendimento com o que esta acontecendo e ai fazer o questionamento da sua posição diante da questão. Tai a razão do ensino da arte ser legalizada as licenciaturas específicas, dos componestes onde a LDB propõe a Arte com as quadro linguagem específicas.
ResponderExcluirA arte é uma disciplina a onde podemos manifestar as nossas emoções através de sua historia e cultura como o teatro,música,escultura,dança e pintura. Não foi facil ao longo do tempo ouve muitas barrreiras e até hoje arte ainda mesmo com a LDB encontramos dificudades.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirCom a regularização e a formação do professor dentro de uma área especifica da arte, vem mostrar o ganho destro da educação e valorização dos profissionais das artes visuais, dança, teatro ou musica, através do reconhecimento da LDB, mais muitas barreiras ainda para enfrentar, pois todos temos que ter consciência da importância da arte na educação e desenvolvimento do ser humano como um todo, onde demonstra seus sentimentos e desenvolve sua criatividade e conhecimento de forma critica e consciente, sabendo o porque esta aprendendo conteúdos de arte no decorrer de sua vida escolar e fora dela.
ResponderExcluirA arte é uma disciplina onde podemos manifestar nossas emoções,além disso a LDB propõe a arte como as quatro linguagem específica.
ResponderExcluir