O
pensamento moderno de corpo é concebido de modo que a razão responde a prática
existencial do sujeito, seguindo a lógica cartesiana de cisão entre corpo e
mente, onde a razão da conta da própria existência. O que Ponty nos propõe, é a ideia de corpo no
centro da existência, e a existência condicionada ao corpo como “pivô do
mundo”, sendo essencialmente à condição para o estado de consciência do mundo.
É a partir desta perspectiva que problematizamos a ausência de uma educação que
considere o corpo como parte do processo de ensino e aprendizagem, e como
fundamental na construção do conhecimento e da consciência, tanto de mundo,
quanto de autoconhecimento por exemplo. Como estabelecer
tais relações, se o corpo é o tempo todo “silenciado”?
Sugestão de como elaborar um plano de Aula para Artes Visuais. Objetivos: a) Auxiliar os professores de Artes Visuais cerca do planejamento sustentado na articulação de habilidades; b) Minimizar as dificuldades impostas pela mudança do Referencial Curricular; c) Dialogar com os professores atendendo as suas demandas. Plano para o 1º ao 5º an o, clique em: https://mail.google.com/mail/u/0/?tab=rm&ogbl#inbox/KtbxLwGnPVGQXWxHcfLXsfRBljHXLPMcwg?projector=1&messagePartId=0.1 Plano para o 6 º ao 9º an o, clique em: https://mail.google.com/mail/u/0/?tab=rm&ogbl#inbox/KtbxLwGnPVGQXWxHcfLXsfRBljHXLPMcwg?projector=1&messagePartId=0.2
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