Pular para o conteúdo principal

MÚSICA CLÁSSICA PARA CRIANÇAS

MÚSICA CLÁSSICA PARA CRIANÇAS: DIVERSÃO E APRENDIZADO

Diversos estudos têm constatado que o convívio com a música clássica potencializa a memória, a criação, o raciocínio espaço-temporal das crianças. Ao cultivar este hábito, elas ainda adquirem noções de disciplina, concentração e organização, que terão grande importância em sua vida adulta.

Tão presente nos dias de hoje, a tecnologia também pode ajudar pais e educadores a apresentarem às crianças, entre outras descobertas, o som dos instrumentos, o repertório sinfônico e os principais compositores. Este tipo de conteúdo está disponível em aplicativos como o My First Orchestra App, desenvolvido pela gravadora Naxos; o Music Superheroes, da Lisbon Labs, de Portugal; e o Tuhu Musical, da brasileira Baluarte.

Na escola aplicada às metodologias de ensino, a música clássica tem gerado resultados igualmente interessantes, com foco em abordagens sensoriais. Tarefas como criar instrumentos a partir de materiais alternativos, identificar emoções a partir de melodias e praticar expressão corporal ao som de peças sinfônicas contribuem com a evolução dos alunos, tanto individualmente como nas tarefas em grupo.

PARA LER AO SOM DE…

Aqui estão algumas das obras capazes de despertar a atenção das crianças. Em sua maioria curtas e melodiosas, elas sugerem emoções, interações por meio do movimento e conexões ao universo infantil por meio de personagens e temas populares.

·         A Marcha de Radetzky(Radetzky March), de Johan Strauss I.

·         O Carnaval dos Animais(Le Carnaval des Animaux), de Camille Saint-Säens.

·         Na Gruta do Rei da Montanha (In The Hall of The Mountain King), de Peer Gynt, de Edvard Grieg.

·         Abertura – “Guilherme Tell”(Guillaume Tell – Overture), de Gioacchino Rossini.

·         O Voo do Besouro(The Flight of The Bumblebee, da ópera O Conto do Czar Saltan) de Nikolai Rimsky-Korsakov.

·         Abertura – “O Barbeiro de Sevilha”(The Barber of Seville – Overture), de Gioacchino Rossini.

·         Pedro e O Lobo(Peter and The Wolf) de Sergei Prokofiev.

·         Toreador – “Carmen”, (Carmen Suite No.1 – “Les Toreadors”), de Georges Bizet.

·         Música Aquática(Water Music), de Georg Handel.

·         Cânon em ré maior(Canon in D), de Johann Pachelbel.

·         Guia de Orquestra Para Jovens (Young Person’s Guide to the Orchestra), de Benjamin Britten.

·         Sinfonia nº 5, de Wolfgang Amadeus Mozart.

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SUGESTÃO DE PLANO/PLANEJAMENTO DE ARTE

REFERENCIAL CURRICULAR DE ARTE 2020 E REFERENCIAL CURRICULAR EMERGENCIAL DE ARTE 2022

Referencial Curricular de Arte  (Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II) :  Link -  https://gefem-semed.blogspot.com/

ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA

No Brasil, com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9394/96), [1]  a Arte é reconhecida como área de conhecimento, tornando-se obrigatória na educação básica, com o objetivo de possibilitar o desenvolvimento cultural, artístico, crítico, e político dos alunos. O artigo 6º dita que “[a]s Artes Visuais, a Dança, a música e o teatro são linguagens que constituirão o componente curricular que trata o § 2º deste artigo” (BRASIL, 1996), evidenciando as quatro linguagens pertencentes ao componente: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. Nesse sentido, LDBEN (1996) inclui a Arte como componente obrigatório do currículo, garantindo o respeito às suas áreas específicas. Esse aspecto legaliza as licenciaturas específicas, que conceitualmente reflete a rejeição pela formação polivalente e sinaliza para a formação nas linguagens artísticas específicas: Artes Visuais, Dança,  Música e Teatro. Além disso, a LDB propõe o componente Arte com as quatro l...