Pular para o conteúdo principal

MÚSICA CLÁSSICA PARA CRIANÇAS

MÚSICA CLÁSSICA PARA CRIANÇAS: DIVERSÃO E APRENDIZADO

Diversos estudos têm constatado que o convívio com a música clássica potencializa a memória, a criação, o raciocínio espaço-temporal das crianças. Ao cultivar este hábito, elas ainda adquirem noções de disciplina, concentração e organização, que terão grande importância em sua vida adulta.

Tão presente nos dias de hoje, a tecnologia também pode ajudar pais e educadores a apresentarem às crianças, entre outras descobertas, o som dos instrumentos, o repertório sinfônico e os principais compositores. Este tipo de conteúdo está disponível em aplicativos como o My First Orchestra App, desenvolvido pela gravadora Naxos; o Music Superheroes, da Lisbon Labs, de Portugal; e o Tuhu Musical, da brasileira Baluarte.

Na escola aplicada às metodologias de ensino, a música clássica tem gerado resultados igualmente interessantes, com foco em abordagens sensoriais. Tarefas como criar instrumentos a partir de materiais alternativos, identificar emoções a partir de melodias e praticar expressão corporal ao som de peças sinfônicas contribuem com a evolução dos alunos, tanto individualmente como nas tarefas em grupo.

PARA LER AO SOM DE…

Aqui estão algumas das obras capazes de despertar a atenção das crianças. Em sua maioria curtas e melodiosas, elas sugerem emoções, interações por meio do movimento e conexões ao universo infantil por meio de personagens e temas populares.

·         A Marcha de Radetzky(Radetzky March), de Johan Strauss I.

·         O Carnaval dos Animais(Le Carnaval des Animaux), de Camille Saint-Säens.

·         Na Gruta do Rei da Montanha (In The Hall of The Mountain King), de Peer Gynt, de Edvard Grieg.

·         Abertura – “Guilherme Tell”(Guillaume Tell – Overture), de Gioacchino Rossini.

·         O Voo do Besouro(The Flight of The Bumblebee, da ópera O Conto do Czar Saltan) de Nikolai Rimsky-Korsakov.

·         Abertura – “O Barbeiro de Sevilha”(The Barber of Seville – Overture), de Gioacchino Rossini.

·         Pedro e O Lobo(Peter and The Wolf) de Sergei Prokofiev.

·         Toreador – “Carmen”, (Carmen Suite No.1 – “Les Toreadors”), de Georges Bizet.

·         Música Aquática(Water Music), de Georg Handel.

·         Cânon em ré maior(Canon in D), de Johann Pachelbel.

·         Guia de Orquestra Para Jovens (Young Person’s Guide to the Orchestra), de Benjamin Britten.

·         Sinfonia nº 5, de Wolfgang Amadeus Mozart.

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO DE AULA PARA ARTES VISUAIS

Sugestão de como elaborar um plano de Aula para Artes Visuais. Objetivos: a) Auxiliar os professores de Artes Visuais cerca do planejamento sustentado na articulação de habilidades; b) Minimizar as dificuldades impostas pela mudança do Referencial Curricular; c) Dialogar com os professores atendendo as suas demandas. Plano para o  1º ao 5º  an o, clique em:  https://mail.google.com/mail/u/0/?tab=rm&ogbl#inbox/KtbxLwGnPVGQXWxHcfLXsfRBljHXLPMcwg?projector=1&messagePartId=0.1 Plano para o 6 º ao 9º  an o, clique em:  https://mail.google.com/mail/u/0/?tab=rm&ogbl#inbox/KtbxLwGnPVGQXWxHcfLXsfRBljHXLPMcwg?projector=1&messagePartId=0.2
SUGESTÃO DE PLANO/PLANEJAMENTO DE ARTE

REFERENCIAL CURRICULAR DE ARTE 2020 E REFERENCIAL CURRICULAR EMERGENCIAL DE ARTE 2022

Referencial Curricular de Arte  (Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II) :  Link -  https://gefem-semed.blogspot.com/